
5h30. | 15 porções |
A feijoada completa é um prato tipicamente brasileiro. Sirva com arroz branco, couve à mineira, farofa e laranjas. Não esqueça a caipirinha!
![]() |
Aprenda a preparar esta deliciosa e tradicional receita de feijoada brasileira. |

- 2kg de feijão preto
- 1 1/2kg de carne seca
- 1/2kg de costela de porco salgada
- 1/2kg de costela de porco defumada
- 1/2 kg de lombo de porco salgado
- 1/2kg de paio
- 1/2kg de liguiça calabresa
- 1 linguiça portuguesa
- 1 orelha de porco
- 1 rabinho de porco
- 1 língua de porco
- 100g de toicinho defumado
- 3 dentes de alho amassados
- 4 colheres (de sopa) de cebola ralada
- 4 folhas de louro
- 3 colheres (de sopa) de azeite
- 3 colheres (de sopa) de cheiro-verde bem picado
- 1 colher (de sopa) de pimenta malagueta bem picada
- Pimenta-do-reino

A feijoada
Lave bem as carnes salgadas para retirar o sal e deixe descansar em um recipiente com água por, cerca de, 12 horas. De quando em quando, troque a água (pelo menos 5 vezes). Escolha e lave o feijão. Deixe de molho por, pelo menos, 4 horas. Ferva água suficiente para escaldar as carnes salgadas que ficaram de molho. Escalde as carnes e coloque-as em seguida em uma panela grande. Acrescente a costela, as linguiças e o paio. Acrescente o feijão sem desprezar a água do molho. Complete com água suficiente para cobrir as carnes e o feijão. Quando o feijão estiver macio, refogue em uma panela ou frigideira o alho e a cebola no azeite. Adicione algumas colheres de feijão, amasse, acrescente uma ou duas conchas do caldo de feijão e deixe ferver. Cozinhe até as carnes ficarem macias (aproximadamente 4-5 horas). Acrescente as folhas de louro e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 20 minutos. Sirva as carnes cortadas em pedaços mais ou menos grandes, colocadas em travessas. O feijão pode ser servido separadamente, em cumbucas de barro. Leve à mesa acompanhada de arroz branco, couve à mineira, farinha de mandioca torrada ou farofa, laranjas meio ácidas, descascadas cortadas em fatias e levemente polvilhadas com sal. Não esqueça da caipirinha!
O molho
Amasse as pimentas levemente em uma pequena cumbuca de barro e adicione o cheiro verde. Acrescente de uma a duas conchas de caldo de feijão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário